Conselho de Emprego e Renda aprova metodologia do SineBahia
O Conselho Tripartite e Paritário de Emprego e Renda (Ceter-Bahia) —formado por representantes do governo, dos trabalhadores e empregadores— conferiu in loco a metodologia do SineBahia - Serviço de Intermediação para o Trabalho, órgão vinculado à Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte). Na visita à unidade central do SineBahia, na Avenida ACM, o grupo conheceu o funcionamento do serviço, que prioriza a integração entre as ações de qualificação e intermediação de trabalhadores.
“A metodologia empregada no SineBahia, exemplo a ser seguido por todo o país, é o grande elo entre o trabalhador e o empregador. De um lado, oferece ao trabalhador cursos de capacitação e disponibiliza vagas para encaminhamento ao emprego. Do outro, o empregador pode contar com profissionais mais aptos a melhor exercerem suas atividades”, declarou Edmundo Bustani Neto, assessor jurídico da Fecomércio-BA e presidente do Ceter-Bahia, lembrando que o papel do SineBahia vai além da intermediação para contratação de mão de obra.
Hoje, a rede de serviços do SineBahia opera em 108 municípios baianos, com 130 unidades, sendo 14 delas em Salvador. Entre os serviços oferecidos pela unidade central estão cálculo trabalhista, orientação profissional, palestras e cursos de capacitação dirigidos ao trabalhador formal e autônomo. A visita do Ceter-Bahia contou com a presença do secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Nilton Vasconcelos; Edmundo Bustani Neto (Fecomércio-BA), Cid Carvalho Viana (Fieb), Fernanda Fernandes (Faeb), Mauricio Nolasco de Macedo (SRTE), Joselino Aquino (UGT), Nilson Bahia (Força Sindical) e Cedro Costa e Silva (CUT). A próxima reunião ordinária da comissão tripartite está marcada para o dia 20 de junho.